domingo, 6 de outubro de 2013

Whey Protein - Crianças e Adolescentes

Os benefícios do  whey protein estão sendo cada vez mais valorizados.
O seu uso também pode ser indicado para crianças e adolescentes que têm uma alta carga de exercícios físicos, praticam atividades extenuantes e ainda têm que se dedicar às demais atividades do seu dia, como os estudos.

Logicamente, tudo é uma questão de equilíbrio, e uma alimentação saudável é o primeiro passo a ser tomado para suprimento das suas necessidades individuais, complementando-a com esses produtos.

É comprovado que atletas precisam ingerir mais do que a RDA para proteína (0,8 a 1,0 g de proteína/por quilo de peso/dia para crianças, adolescentes e adultos). As pesquisas mostram que atletas envolvidos em treino intenso precisam ingerir cerca de duas vezes a recomendação (1,5 a 2,0g/kg/d), caso contrário, poderá ter um equilíbrio protéico/nitrogênio negativo, com catabolismo (quebra) muscular e recuperação lenta. Com o tempo, isso pode levar a perda de massa muscular e diminuição da performance nos treinamentos/competições.

Os pais desses atletas mirins ou infanto-juvenis, algumas vezes, têm receio em oferecer whey protein para seus filhos, pensando que possa haver alguma sobrecarga ou ser um exagero o seu uso. Porém, essas crianças estão em crescimento e formação óssea e muscular, e o gasto durante os exercícios precisa ser reposto, justificando o uso desses produtos.

O seu uso precisa estar inserido em um plano alimentar bem orientado, pois não adianta usar apenas o suplemento e não implantar (gradativamente) pequenas mudanças nos hábitos alimentares desses esportistas. Algumas crianças e adolescentes se animam ao verem os colegas usando, mas o seu modo de uso é individual, e os pais precisam ajudar os seus filhos para que essas mudanças saudáveis aconteçam.

As melhores fontes de proteína de alta qualidade encontrados em suplementos nutricionais são soro de leite (whey protein), colostro, caseína, proteínas do leite e proteínas de ovos. 

Como as necessidades calóricas individuais dos atletas são altas, devido ao alto gasto energético durante os exercícios e atividades diárias, esses suplementos objetivam atender as necessidades de proteína e/ou fornecer os aminoácidos essenciais após o exercício, de modo a otimizar a síntese de proteínas. Além disso, as proteínas são quase sempre associadas à outros tipos de suplementos, como os carboidratos e hipercalóricos.

Alguns estudos foram realizados com o uso do whey protein em crianças.
Nesse estudo, 102 crianças saudáveis, com menos de 2 semanas de idade foram alimentados com fórmula infantil contendo proteína do soro (whey) do leite parcialmente hidrolisada e fórmula de leite de vaca padrão. Os bebês alimentados com o soro do leite apresentaram maior número de bactérias probióticas em suas fezes, o que proporciona uma imunidade gastrointestinal aumentada, reduzindo o risco de diversos tipos de doenças. 

Em outro estudo, 38 crianças com constipação, com idade média de 1,7 meses receberam fórmula infantil padrão e uma fórmula de soro de leite (whey) parcialmente hidrolisada, ambas com prebióticos, mostrando melhora significativa na freqüência de evacuações em ambos os grupos e nas taxas de crescimento, sem oferecer riscos à saúde das crianças. Nesse estudo, o efeito benéfico foi associado em grande parte aos prebióticos, visto que os dois grupos tiveram um bom resultado.

Esses estudos mostraram que não foram encontrados riscos para a saúde das crianças, quando o uso é bem orientado. Vamos pensar em uma alimentação equilibrada, com moderação e variedade para que nossas crianças vivam bem e possam ter saúde física, emocional e nutricional adequadas. 

Se pensarmos em como está a alimentação delas hoje, é possível encontrar vários outros produtos no dia a dia, que trazem malefícios à sua saúde, como o uso excessivo de leites e açúcares, achocolatados, queijos gordos amarelos, frituras, salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, entre muitos outros, os quais deveriam ser usados apenas esporadicamente.

Consulte sempre um Nutricionista para que as orientações sejam sempre individualizadas. Como existem diversos produtos no mercado, sob diferentes apresentações, é sempre bom entender qual o melhor produto para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário