sábado, 19 de outubro de 2013

Estudo Científico - BCAA

BCAA ( Aminoácido de Cadeia Ramificada)

Resumo: 
No século XIX, dizia-se que a contração muscular destruía uma parte do conteúdo protéico dos músculos para proporcionar energia. Recomendava-se uma dieta rica em proteínas para preservar a estrutura muscular e suprir os gastos energéticos. Hodiernamente, a cultura atlética ainda reproduz as antigas práticas dietéticas concernentes ao mito.
Para os atletas, a massa muscular não aumenta simplesmente graças ao consumo de alimentos ricos em proteínas. Na verdade, a proteína extra ingerida pode ser convertida em componentes de outras moléculas (sim, proteína em excesso pode aumentar o porcentual de gordura), bem como induzir efeitos colaterais, particularmente uma sobrecarga para as funções hepática e renal, em virtude da eliminação da uréia e de outros compostos (McARDLE et al., 2003).

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA, do inglês: Branched Chain Amino Acids) são liberados pelo fígado durante a atividade motora; são eles os seguintes aminoácidos essenciais: valina, leucina e isoleucina (LANCHA JUNIOR, 2004).

São encontrados aminoácidos de cadeia ramificada em todas as fontes de proteína animal. Os produtos derivados do leite contêm grandes quantidades deles, mas, atualmente, a proteína isolada do soro do leite (WHEY PROTEIN) é uma das fontes mais ricas. As proteínas animais e o WHEY PROTEIN contêm, respectivamente, 15 e 30% de aminoácidos de cadeia ramificada.

Não obstante, a suplementação deve ser feita sob a orientação de um Nutricionista Esportivo; somente este profissional é sabedor de certas peculiaridades de cada produto, como a seguinte curiosidade: pelo fato dos aminoácidos de cadeia ramificada estimularem a produção de insulina e poder ocorrer remoção rápida da glicose circulante (causando queda da performance), é aconselhável evitar o consumo imediatamente antes do treino (o recomendável é até 1 hora antes e também até 2 horas depois; porém, a dose varia de acordo com a individualidade biológica).

Na verdade, a suplementação costuma ser dispensada, pois a ingestão entre 1,2 e 1,8 grama de proteína por quilo de peso corporal diariamente na forma de alimentos proteicos elimina a necessidade de consumir proteína suplementar, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, inclusive os aminoácidos de cadeia ramificada, cujos benefícios ainda necessitam de maiores confirmações científicas.

Referências Bibliográficas:
Gleeson M. Interrelationship between physical activity and branched-chain aminoacids. J Nutr, 135: 1591-1595, 2005.
Lancha Jr, AH. Nutrição e metabolismo aplicados à atividade motora. São Paulo: Atheneu; 2004
McArdle, WD; Katch, FI; Katch, VL. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.
Sizer, FS; Whitney, EN. Nutrição: conceitos e controvérsias. São Paulo: Manole; 2.003.
Williams, MH. Facts and fallacies of purported ergogenic amino acid supplements. Clin Sports Med, 18(3):633-49, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário