sábado, 14 de setembro de 2013

Treine com seu Batimento Cardíaco

O primeiro som que ouvimos na vida é o Batimento Cardíaco na barriga da nossa mãe, ele é o ritmo de nossa vida, do início até o fim.

O coração é um ótimo indicador do nível de condicionamento físico. Um Treino Aeróbico visa o desenvolvimento de um físico com menos gordura corporal e com manutenção e/ou aumento da massa muscular, sendo ele adequado para seu nível de pratica física em atividades aeróbicas (iniciantes, intermediários e avançados).

Encontrar a zona alvo/intensidade de treinamento é fundamental para o seu condicionamento cardiorrespiratório. Isso evita sérios riscos de lesões.

As zonas com faixas de batimentos foram definidas por especialistas, correlacionado o esforço cardíaco e resultado obtido pelo corpo. Ele pode ser usado como um guia para ajudar a melhorar o seu treinamento, e o mais importante, personalizar os seus treinos de acordo com os seus objetivos.

Para encontrar a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo utiliza-se esse método simples. 

Diminua a sua idade de 220 para calcular o seu Batimento Cardíaco Máximo (BCMax). Multiplique o resultado obtido do seu Batimento Cardíaco Máximo pelas porcentagens correspondentes para achar a sua Zona de Batimento Cardíaco Alvo:
Zonas de Treinamento
BCMax
Saúde do Coração
(Healthy Heart Zone)
50% - 60%
Queima de Gordura
(Fat Burning Zone)
60% - 70%
Endurance/Resistência
(Endurance Training)
70% - 80%
VO2 Máximo
(Anaerobic Zone)
80% - 90%
Esforço Máximo
(Red Line Zone)
90% - 100%


Por exemplo, para uma pessoa com 30 anos, tem o seguinte Batimento Cardíaco Máximo (BCMax): 220 - 30 = 190. Para treinar na Zona de queima de gordura, a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo seria entre 114 (190 x 60% [0,6]) e 133 (190 x 70% [0,7]) batimentos cardíacos por minuto.


Treinar o coração pode melhorar a saúde em todos os aspectos, como aumentar a capacidade cardiorrespiratória e o gasto de calorias, melhorar no sistema vascular. Além disso, as adaptações proporcionadas em nível metabólico potencializam a oxidação da gordura, tanto durante a atividade, quanto no período pós-atividade.

Personalizar os seus treinos de acordo com os seus objetivos é a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário