domingo, 1 de setembro de 2013

Desempenho nos exercícios x Hidratação

Um bom Desempenho nos exercícios físicos pode não depender apenas de um bom Condicionamento Físico e uma boa Alimentação, mas também de uma boa Hidratação, durante a Atividade Física nossa temperatura corporal aumenta e a eliminação de calor que deve ser feita com uma eficiência muito precisa, pois temperaturas corporais muito altas acima de 40°C levariam a aumento do risco de lesão e também a níveis de fadiga prematuros causados pela desidratação, feito principalmente pela transpiração da pele.

A maioria dos praticantes de atividade física acaba não percebendo a quantidade de líquidos que perdem através do suor, levando à desidratação. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), uma perda de 1% do peso total em líquidos poderia provocar efeitos nocivos contra o desempenho e a homeostasia, podendo aumentar a sobrecarga cardiovascular, aumentando a freqüência cardíaca durante o exercício, podendo desencadear problemáticas sérias para manutenção da vida.

Mas existem também, alguns fatores limitantes para o consumo de água pura, um deles é a hiper-hidratação, que ocorre quando se consome muita água antes, durante e após uma competição ou atividade, levando a uma diluição excessiva dos líquidos corporais podendo provocar distúrbios fisiológicos graves, que tem reflexo direto no desempenho, como também dos repositores Hidroeletrolíticos, que em excesso podem provocar desidratação com aumento da eliminação de água pelos rins, aumentando a viscosidade dos líquidos corporais.

Vantagens dos Repositores Hidroeletrolíticos:
Estimulam a ingestão voluntária pelos praticantes de atividade física: possui sabores variados, quantidades adequadas sais minerais, facilitando a reposição desses nutrientes e líquidos, que são perdidos através do suor, ao mesmo tempo.  
 Rapidamente absorvidos: são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. Repositores hidroeletrolíticos apresentam combinação e composição adequada de carboidratos e sais minerais para acelerar a entrada desses elementos no sangue e também promover a hidratação de forma mais rápida.
Ajudam a manter os indivíduos em condições de continuar o exercício. Os isotônicos podem ajudar os praticantes de atividade física a evitarem a desidratação e outros problemas relacionados ao calor, tais como fadiga precoce, cãibras, tonturas e exaustão, auxiliando a manter o pique no exercício por mais tempo.
Recuperação rápida. Os carboidratos e os sais minerais dos isotônicos ajudam a reabastecer os músculos e a acelerar a reidratação.

fonte:dicas de musculação.com

Sempre procure a Orientação de um Educador Físico para melhorar sua performance nos treinos e nas competições.

Um comentário:

  1. Além disso, tem as variações da composição de água no organismo conforme a idade: 15 a 20 anos = 64%, 20 a 40 anos = 59%, acima de 60 anos vai caindo a partir dos 58%.

    ResponderExcluir