sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Efeito de Bebidas Esportivas


O efeito de 2 fórmulas de bebidas esportivas sobre o stress nos músculos e sua performance.

Medicine & Science in Sports and Exercise. 31(5)S119, 1999.

S.L. Ready, J.G. Seifert. & E. Burke. Human Performance Lab, SCSU, St. Cloud, MN 56303. Dept. of Biology, UCCS, Colorado Springs, CO.

Os níveis de creatina quinase são frequentemente usados como indicador do stress e cansaço dos músculos. É sabido que a saída da creatina quinase das células ocorre devido a um rompimento em sua membrana. O propósito deste estudo foi comparar a influência de duas fórmulas sobre o stress dos músculos e o desempenho dos atletas depois de exercícios num biathlon moderado.

Dez jovens entre homens e mulheres ingeriram 15% de uma fórmula composta por carboidratos/proteínas/eletrólitos, contendo carboidratos:proteínas (CP) na proporção 4:1 ou uma bebida com apenas carboidratos e eletrólitos (CE) em testes cegos e contra-balanceados. Todos completaram uma corrida de 45 minutos, descansaram 10 minutos em um período de transição, pedalaram 90 minutos e então um trabalho de 90kJ. Cada fórmula foi ingerida durante a transição (360ml) e 30 minutos corridos no segmento de bicicletas (180ml). Amostras de sangue foram colhidas e analisadas quanto às taxas de creatina quinase, ácido lático e glicose. Os batimentos cardíacos, taxas de VO2 e da taxa de percepção do esforço (RPE).

Resultados: O trabalho de 90KJ foi realçado por volta de 27 segundos em 7 dos 10 participantes que usaram a combinação carboidratos e proteínas. No entanto, uma análise de variância não revelou diferença estatística entre os dois grupos (CP=395 +90 segundos; CE=409 +78 segundos). A glicose foi estatisticamente aumentada no grupo que ingeriu a combinação carboidratos e proteínas. Não houve diferença na taxa de ácido lático, batimentos cardíacos, VO2 ou na taxa de percepção do esforço. No grupo CP, houve a redução significante de 36% na taxa de creatina quinase 24 horas após os exercícios.

Conclusão: Estes resultados sugerem que a combinação carboidratos e proteínas, por conter taxas adicionais de carboidratos e aminoácidos, reduz o stress pós-exercício dos músculos, como visto na redução de 36% dos níveis de creatina quinase 24 horas depois. Uma explicação plausível para esta redução pode ser a manutenção da integridade da membrana celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário