quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Piramide Alimentar Vegetariana

Equilibrar a Pirâmide Alimentar sem exploração animal. Isso é possível, como vemos na tabela abaixo.

Grãos e Cereais: Coma em boa quantidade
Massas, pães, grãos e cereais, dê preferência aos integrais. São os Carboidratos que geram energia vital para o organismo, como arroz, milho, aveia, cevada, germen de trigo, centeio, quinoa e amaranto. Semente germinadas possuem alto valor energético.

Frutas: Coma à generosamente
São ricas em sais minerais e fibras. Morango, ameixa, laranja, uva e maçã possuem alto poder antioxidante. O ferro é melhor absorvido ao ser consumido juntamente com frutas ricas em vitamina C.

Legumes e Verduras: Coma generosamente
Comer grande variedade de vegetais e legumes coloridos. Incluir vegetais crus. Os vegetais verdes são excelentes fontes de Folato, que atua na produção e manutenção das células.

Feijões, Nozes e Leguminosas: Coma com critério
Feijões, grão de bico, ervilha, lentilha, fava, soja, tremoço, castanhas, nozes e amêndoas são exemplos de alimentos ricos em Proteínas, Ferro e Zinco. Cogumelos e Leveduras são ricos em Complexo B.

Vegetas ricos em Cálcio: Coma com critério
Folhas vede escuras como brócolis, couve, repolho, agrião. O cálcio também é encontrado no melado da cana, hummus tahine, frutas secas e no leite de soja fortificado.

Ômega 3, Vitamina B12 e vitamina D: absorva com restrição
A melhor fonte de Ômega 3 é o óleo de linhaça. Use-o em saladas, batatas assadas, verduras e grãos. Procure por alimentos, fortificados com Vitamina B12. Tomar alguns minutos de sol nos melhores horários da manhã e tarde ajuda na absorção da vitamina D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário